O porta -voz do Ministério das Relações Exteriores do Irã, Esmaeil Baghaei, disse que o país não tem planos de obter armas nucleares, mas enfatizou que os iranianos têm o direito de enriquecer urânio para fins civis.
“Deixamos claro nas últimas duas ou três décadas que não buscamos armas nucleares. Nunca houve enriquecimento militar no Irã”, disse ele em entrevista à agência Rt.
Baghaei chamou os ataques “perigosos” dos Estados Unidos e Israel às instalações nucleares do país persa e rejeitou as acusações israelenses de que o Irã desenvolveria um segredo de armas nucleares.
“Consulte os relatórios da Agência Internacional de Energia Atômica (IEA) e mostre -me uma única evidência de que o programa nuclear iraniano desviou com propósitos pacíficos. É um fato que permanece totalmente pacífico”, disse ele.
Leia também: O Irã pode começar a enriquecer o urânio para bombardear a “questão dos meses”, diz Aeea
“Os Estados Unidos estão oferecendo uma interpretação extremamente perigosa do tratado nuclear não proliferado de que os países em desenvolvimento não têm o direito de usar energia nuclear para fins pacíficos. Isso é inaceitável para qualquer membro responsável do tratado”, argumentou defender o enriquecimento do urânio para propósitos civis.