Na próxima segunda -feira (30), o IRS depositará o segundo dos cinco lotes de impostos individuais (IRPF) de 2025 (ano 2024). Cerca de 6,5 milhões de pessoas que emitiram a declaração deste ano devem ser contempladas nessa onda de retorno. O crédito será feito em contas bancárias ou chaves de pix indicadas pelos contribuintes em suas contas anuais.
Este será o maior lote da história no número de contribuintes e valor. O lote também incluirá reembolsos residuais de anos anteriores. No total, 6.545.322 contribuintes receberão R $ 11 bilhões. Segundo as autoridades fiscais, todo o valor vai para aqueles com prioridade de reembolso.
Os reembolsos são distribuídos da seguinte forma:
4.764.634 contribuintes que usaram a declaração antes do nome e/ou optaram simultaneamente para receber reembolso através do PIX;
1.044.585 pessoas de 60 a 79 anos;
496.650 cidadãos cuja maior fonte de renda é ensinar;
148.090 idosos em mais de 80;
91.363 contribuintes com deficiências físicas ou mentais ou doenças graves.
Embora não tenham prioridade por lei, os contribuintes que usaram dois procedimentos juntos, a declaração antes do nome e do PX como uma forma de recepção de reembolso, tinham prioridade para receber reembolso este ano. Nesse lote, não haverá pagamento aos contribuintes sem prioridade.
A consulta agora pode ser feita na página do IRS na Internet. Somente o contribuinte clica em “meu imposto de renda” e depois no botão “reembolso”. Também é possível consultar a aplicação do IRS para tablets e telefones inteligentes.
Pagar
O pagamento será feito na conta ou na chave do CPF PIX informada na declaração do imposto de renda. Se o contribuinte não estiver na lista, ele / ela deve entrar no Centro de Assistência Virtual (E-CAC) do contribuinte e receber a declaração da declaração. Se você verificar uma inclinação, poderá enviar uma declaração de retificação e aguardar os seguintes lotes da malha fina.
Se, por algum motivo, o reembolso não for depositado na conta relatada no estado da conta, como no caso da conta desativada, os valores estarão disponíveis para resgate de até um ano no Banco do Brasil. Nesse caso, o cidadão pode agendar o crédito em qualquer conta bancária em seu nome, através do portal do BB ou ligar para o Centro de Relações Bancárias em 4004-0001 (Capitals), 0800-729-0001 (outros locais) e 0800-729-0088 (telefone exclusivo especial para audição).
Se o contribuinte não resgatar o valor de seu reembolso após um ano, ele deverá solicitar o valor no portal E-CAC. Ao entrar na página, o cidadão deve acessar o menu “declarações e demônios”, clique em “meu imposto de renda” e, em seguida, no campo “Reembolso do aplicativo” não resgatado na rede bancária “.